Guia para principiantes e alguma etiqueta
Para quem nunca se entregou ao prazer relaxante de uma massagem, a ideia de se encontrar exposto, seminu e vulnerável nas mãos de uma pessoa que lhe é estranha, pode ser intimidatória e levantar reservas. Imaginam-se inúmeros cenários constrangedores, que podem comprometer o sucesso da sessão, porém, em contexto profissional, assegurado por terapeutas certificados, como é o caso da La Maison Massage & SPA, nada há a recear. Ainda assim, há boas práticas a observar e aspetos que deve previamente acautelar, para ficar mais tranquilo. Abordamos 6 pontos, que ajudarão a desmistificar a intimidade numa massagem para homens, que permitirão tirar maior prazer da sessão.
1 – Eleger um massagista masculino ou feminino?
Massagens para homens podem ser administradas tanto por homens como por mulheres. Muitos homens tendem a eleger o género do massagista em função da sua própria orientação sexual. Um heterossexual, por exemplo, pode sentir-se mais intimidado perante um terapeuta do sexo masculino, e preferir uma massagista,
ou, pelo contrário, num ambiente de intimidade física, recear o toque feminino. Na verdade, não há certo nem errado, nem melhor ou pior. Na dúvida, deve experimentar ambas as possibilidades e avaliar por si qual a que o deixa mais confortável.
2 – Higiene
A questão sobre se deve tomar banho antes ou depois da massagem é fácil de resolver. Pode sempre tomar banho após a massagem, se preferir e se isso ajudar a prolongar a sensação de bem-estar. Todavia, o que é mandatório é que tome sempre banho antes da massagem. Um corpo transpirado, com odor de ginásio pode, compreensivelmente, comprometer a entrega da terapeuta, bem como o efeito de alguns óleos e loções utilizadas durante a sessão.
3 – Nudez
O grau de intimidade e exposição durante as massagens para homens, principalmente massagens sensuais, eróticas ou tântricas, pode ser intimidatório para homens que nunca se tenham entregue, em total abandono, numa boa sessão de relaxamento físico. Saiba que também aqui pode decidir o grau de nudez que o deixe mais confortável. Pode optar pela nudez integral ou ficar com roupa interior. Não parecerá um depravado se optar por ser massajado nu, nem será visto como púdico se optar por ficar com cuecas. O importante, e qualquer terapeuta o entenderá e aceitará, é que o paciente se sinta confortável e relaxado. Com o decorrer da sessão, ou em sessões posteriores poderá ganhar mais à-vontade e acabar por aceitar com maior naturalidade a nudez. Os massagistas são profissionais habituados ao corpo e à nudez e não fazem juízos de valor. O seu único interesse é que o paciente se sinta confortável e relaxado, pois isso promove um maior êxito da terapia.
4 – Comunicação
Centros de bem-estar e relaxamento são tipicamente locais tranquilos, zen, em que todos os detalhes são indutores de descontração e relaxamento. Massagens para homens, como qualquer outro tipo de massagens, implicam algum silêncio e interioridade, até para maior efeito dos movimentos da massagem. Porém, sempre
que sentir desconforto, ou algo que o deixe menos à-vontade ou que contrarie o prazer que havia imaginado, deve comunicá-lo à/ao terapeuta. Há quem não goste que lhe toquem em determinada parte do corpo, por ser mais sensível, os pés, por exemplo. Deve referi-lo, para que uma sensação de cócegas ou menos agradável
não prejudique o prazer pretendido.
5 – Estímulo sexual
Muitos indivíduos receiam entregar-se aos prazeres de uma massagem para homens por recearem reações físicas involuntárias num tão descontraído ambiente. Relaxe. Terapeutas profissionais sabem bem como funciona o corpo humano e não vão ficar escandalizados. Algumas terapias são mesmo desenhadas para a libertação da energia e carga sexual, pelo que o que quer que aconteça, não será julgado, nem a situação será tida como embaraçosa. O mais certo é que a terapeuta saiba o que está a fazer e esteja a conseguir que finalmente você descomprima. Parte dessa energia pode mesmo ser aproveitada no decurso da sessão. Entregue-se e não pense tanto no que pode ser embaraçoso ou constrangedor. Foque-se mais na satisfação e no prazer que pode obter numa descontraída massagem para homens. Está entre profissionais. Não pense demasiado.
6 – A não esquecer
Chegar a horas a uma marcação, mais do que um sinal de respeito é um favor que faz a si mesmo. Um bom centro de bem-estar não costuma ter horas mortas, pelo que qualquer atraso da sua parte refletir-se-á em menos tempo de terapia.
Desligar o telefone. Não se esqueça de colocar o telemóvel no silêncio, ou mesmo de o desligar. Qualquer distúrbio, barulho inesperado ou sinal do mundo de preocupações que o espera lá fora pode deitar a perder o estado de mindfulness e descontração que procurava ao agendar uma massagem para homens.