A massagem profunda traz inúmeros benefícios, pois no seu dia-a-dia adotará inconscientemente posturas repetidas e incorretas, que causam dores nas articulações ou outras lesões mais graves. Além disso, o stress diário também é capaz de criar várias tensões musculares, acabando por se sentir extremamente cansado e desanimado, por ter dores corporais persistentes e também por ter mais dores de cabeça.

Ter maior consciência das posturas corporais adotadas e não estar muito tempo na mesma posição podem minimizar este problema. No entanto, deve complementar estas dicas com algumas sessões de massagem profunda (deep massage) que o podem ajudar a sentir os músculos mais relaxados, acabando com as suas dores. Conheça esta massagem e como o pode ajudar a aliviar as tensões que anda a sentir!

Massagem profunda – O que é e para que é indicada?

A massagem profunda tem como principais objetivos aliviar o stress e as dores musculares, promovendo a sua saúde física, mental e emocional. Esta técnica de massagem deve ser aplicada por terapeutas com formação, os quais irão recorrer a movimentos lentos e exercer uma pressão firme e profunda para aliviar a tensão das camadas mais profundas dos músculos e tecidos conjuntivos. Tal não só ajuda a libertar a dor e tensão, mas em alguns casos também facilita a desinflamação.

Uma sessão de massagem profunda dura, normalmente, cerca de 1 hora, durante a qual os massagistas utilizam as pontas dos dedos, a palma da mão e também os antebraços e cotovelos para massajar todas as áreas tensas.

A massagem profunda é uma boa opção para quem sofre de problemas musculares crónicos, como dor ou
lesão, pois ajuda a aliviar a tensão e a dor muscular crónica, bem como a ansiedade. Além disso, esta
massagem também é indicada para pessoas com áreas corporais muito contraídas, como pescoços contraídos,
musculatura lombar difícil de movimentar ou ombros muito doridos. Pessoas com fibromialgia, problemas de
postura ou em recuperação após algum acidente também podem beneficiar bastante desta técnica.

O que é trabalhado numa massagem profunda?

Antes de receber uma massagem profunda, deve falar com o seu terapeuta sobre as suas áreas problemáticas, pois a massagem pode ser feita no corpo inteiro ou focada apenas numa área. No entanto, independentemente da área afetada, as técnicas de massagem profunda concentram-se principalmente nas camadas mais profundas dos músculos, tendões e fáscia, a membrana de tecido conjuntivo fibroso que envolve e separa os músculos e as fibras musculares.

Para alcançar o tecido muscular mais profundo, o terapeuta começará por uma massagem de relaxamento mais tradicional, de forma a aquecer os músculos, indo massajando os músculos camada por camada e aplicando cada vez mais pressão para alcançar e conseguir descomprimir os tecidos mais profundos. Ao mesmo tempo, os movimentos seguem as fibras dos músculos e tendões com o objetivo de desintoxicar, oxigenar e estimular a circulação.

A massagem profunda pode ser a sua maior aliada para melhorar o seu bem-estar e disposição diária. Experimente realizar algumas sessões num SPA especializado nestas massagens e sinta os resultados!